Para mim # 1
O composto ou húmus é um fertilizante obtido a partir de resíduos orgânicos. Qualquer pessoa pode fazê-lo em casa: basta arranjar um contentor próprio e deitar para lá os seus restos de comida. Com esse composto pode depois cultivar legumes 100% biológicos!
O processo de compostagem acontece naturalmente graças ao aparecimento de microrganismos que transformam os restos orgânicos em húmus. Por cada camada de detritos coloque uma de terra, e de vez em quando, remexa o conteúdo para o arejar.
Se tiver um jardim, poderá fazer a mesma coisa num contentor maior e aproveitar para colocar lá as folhas secas e ervas daninhas.
O seu fertilizante, ou húmus maduro, estará pronto quando adquirir um tom castanho escuro uniforme. Nesta altura, pode misturá-lo (ou não) com mais terra e usá-lo no seu jardim para cultivar legumes e plantas 100% biológicos.
O que pode colocar:
Cascas
Talos
Restos de frutas e verduras
Borras de café
Cascas de ovo
Ramos
Folhas secas
Ervas daninhas
O que não deve colocar
Alimentos cozinhados
Dejetos de animais
Cabelos ou pelos
Algodão processado
Tudo o que não for orgânico
Dica
Prefira os contentores de plástico reciclado, que são imputrescíveis e não inflamáveis.
Sabia que...?
- Uma família de 4 pessoas produz uma média de 700 a 800 kg de resíduos orgânicos provenientes da alimentação, por ano.
- Dentro de sacos do lixo, os detritos orgânicos produzem metano (CH4), um gás 20 vezes mais prejudicial para o ambiente do que o dióxido de carbono (CO2).
- Algumas Câmaras Municipais e juntas de Freguesia oferecem contentores de compostagem domésticos a quem quiser começar a reaproveitar os seus resíduos. Pergunte na sua.
Parece-me bem e ajudamos o nosso Planeta =)