Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente
Marcelo Rebelo de Sousa - Presidente de Portugal , 2016
De meu Professor de Introdução ao Estudo do Direito, passa a Presidente do meu país. E agora? "Shiuu", foi o primeiro som que o povo ouviu o presidente pronunciar. Num tom de como quem manda calar uma sala de aula.
Estou em Direito é verdade, mas nunca acompanhei política, nunca gostei muito e foi inconsciência da minha parte nunca ter dado importância a tal assunto. Sempre ouvi dizer que eram todos mentirosos, que o último enterrava mais o país que o anterior, etc..e fui ignorando a situação, nunca ouvi eleições (embora goste de ouvir debates no Parlamento), nunca quis compactuar com pessoas que têm ideais com os quais não estou de acordo e embora gostasse de um partido ou outro, nunca votei! ...Até domingo passado.
Sim , shame on me, 28 anos, estudante de direito e nunca tinha votado. Mas acredito que nada é por acaso. Antes de entrar para a faculdade já tinha ouvido, o agora presidente, Marcelo a comentar em telejornais. Umas vezes concordava com o sr. outras vezes não. No entanto, sempre simpatizei com o mesmo.
No dia das eleições deram-me este exemplo: " Tu não governas a tua casa? Governas. Se não o fizesses a tua casa estaria sempre de pantanas. Imagina Portugal como a tua casa, tens de ter alguém que a governe bem. Para isso tens de estar atenta à política, para saberes como andam a governar a tua casa. Para puderes concordar ou não e dar a tua opinião." Foi realmente preciso colocarem a questão quase em desenho para despertar em mim o interesse e tomar a atitude de votar.
Se votei bem? Não sei...
Os partidos que gosto são PAN e CDU, no entanto para a presidência não conhecia os candidatos e já não ia a tempo de os conhecer. Assim sendo votei no que conhecia minimamente, o Marcelo. Ainda não há nenhum em que acredite mesmo a 100% mas nesse domingo decidi que iria prestar atenção na minha casa, sim porque não preciso de imaginar, Portugal é a minha casa e eu tenho que escolher e saber escolher quem a governa!
Dever cívico cumprido, por favor Sr. Presidente cumpra o seu!
Ps. Só mera curiosidade, aquele sr. debaixo do braço do nosso presidente, assim um pouco careca com cara de caso, é o meu tio ahaha.